Na sequência, na segunda aula a professora Andrea nos
perguntou sobre o andamento do blog, se já tinhamos alguma ideia sobre o tema
de pesquisa, etc. Depois, demos início a um debate sobre nossas culturas,
relações familiares, amizades, percepções sobre a faculdade, e até mesmo a Copa
do Mundo e a noção de identidade nacional que ela desperta.
Sobre a família, achei interessante o relato da Ingrid, que,
usando sua própria relação com seu irmão como exemplo, compartilhou conosco sua
grande experiência: ela nos contou que seu irmão passava o dia inteiro
utilizando o computador, e ninguém em sua casa sabia ao certo o que ele fazia
na internet. A Ingrid acrescentou que o rendimento escolar de seu irmão era
insatisfatório, acrescendo, também, que ele já foi reprovado na escola. Por
conta disso, um certo dia ela resolveu observar o que ele fazia na internet, e
foi aí que veio a surpresa: ele assistia a vídeos e lia diversos artigos
relacionados a consertos e funcionamento de objetos eletroeletrônicos.
Este relato me fez
lembrar de um texto do autor Da Matta, no qual ele discute sobre o conceito de “Familiar
em exótico”, isto é, a Ingrid tem contato direto com seu irmão, ele é
totalmente familiar para ela, mas ela descobriu que, mesmo convivendo com ele,
este possui habilidades que aquela nem imaginava que ele poderia ter, que são
totalmente diferentes das que ela possui. Em suma, ela e seus pais passaram a
entender que a grande habilidade pessoal que seu irmão tem é muito importante e
deve ser valorizada.
Com isso, passei a refletir sobre as habilidades pessoais
dos indivíduos, e cheguei a conclusão de que elas, muitas vezes, são bem mais
relevantes do que o ensino linear que é passado para nós nas escolas. Estas
habilidades são capazes de nos motivar, não possuem o peso da obrigação que
normalmente a escola nos atribui. Penso, assim, que o irmão da Ingrid tem
grande potencial, que, talvez, não seja importante para a instituição de ensino
que ele frequenta. Mas, mesmo assim, não pode ser deixado de lado. Disso, fiz
uma conexão com o tema “Invisibilidade” que estou trabalhando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário